Vigilância Sanitária
6ª Coleta de Lixo Eletrônico de Dionísio Cerqueira arrecada mais de 8,5 toneladas

Publicado em 22/06/2020 às 14:59 - Atualizado em 22/06/2020 às 14:59

Créditos: Foto/Arte: Assessoria de Comunicação PMDC Baixar Imagem

Mais de 8,5 toneladas foram descartadas na 6ª Edição da Coleta de Lixo Eletrônico de Dionísio Cerqueira, e que neste ano teve a integração dos municípios de Barracão e Bom Jesus do Sul, integrantes do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF).

A ação criada pela Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e CIF, durou cinco dias e a população levou eletrodomésticos, pilhas, baterias, vidros, lâmpadas, pneus e outros eletrônicos para o descarte nos pontos identificados em cada município. Em Dionísio Cerqueira, o ponto de recolhimento foi no ginásio do antigo colégio Theodureto.

O objetivo da ação foi promover e incentivar o correto descarte dos resíduos eletroeletrônicos, evitando assim que os mesmos sejam dispostos de forma indevida no lixo comum.

Rosani Barth, fiscal da Vigilância Sanitária cerqueirense, destaca o apoio e iniciativa da população e dos servidores, em trazerem os seus eletrônicos para serem descartados da forma correta. “Temos notado a mudança de comportamento. O cidadão passa ter consciência da sua responsabilidade perante a preservação do meio ambiente e quanto ao correto descarte dos resíduos”.

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos o gerador do resíduo tem o dever de realizar o descarte de forma ambientalmente correta e no caso dos eletroeletrônicos, esse descarte deverá ser ainda mais rigoroso, uma vez que componentes desses equipamentos podem provocar danos ambientais.

________________________________________________________

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR