Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Vigilância Sanitária
Vigilância intensifica ações de prevenção à Dengue

Publicado em 18/11/2020 às 10:10 - Atualizado em 18/11/2020 às 10:11

Em vista dos últimos dias de chuvas e o aumento do calor, o trabalho de prevenção será intensificado e a população poderá continuar colaborando
Créditos: Foto: Assessoria de Comunicação PMDC Baixar Imagem

As equipes do município, responsáveis pelo controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika, coordenadas pela Vigilância Sanitária, mantiveram, nesta quarta-feira (18), o trabalho de prevenção às doenças endêmicas, através do recolhimento de entulhos e lixos acumulados nos locais de descarte.

 

Os servidores recolheram vidros, pneus, e outros materiais descartados, além da limpeza das lixeiras, tambores e caixas instaladas nas calçadas do município, e que poderiam servir como focos de criação do mosquito transmissor.

 

O trabalho vem sendo desempenhado com a integração de outras secretarias municipais, que dão suporte aos servidores no recolhimento destes dejetos.

 

O secretário de Saúde do município, Deniz da Rocha enfatiza que os cuidados devem partir da população, “em que devem cuidar e manter limpos os seus quintais e terrenos. Evitem o acúmulo de água parada e reservatórios, que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito transmissor. É um momento delicado, em vista de que estamos recebendo poucas chuvas e muito calor, clima ideal para a proliferação das larvas”.

 

Em vista de que, nos últimos dias tivemos ocorrências de chuvas e de forte calor, mesmo estando no mês anterior ao verão, o trabalho das equipes será intensificado e a população será chamada a continuar colaborando. As equipes da Vigilância Ambiental intensificaram os serviços de controle de vetores em todas as regiões da cidade, com um programa específico de ações, desenvolvido pelos órgãos técnicos.

 

Assim todos os passos determinados pelo programa nacional estão sendo cumpridos: visitas casa a casa, visitas de bloqueio de suspeitos, visitas com equipes especiais para trabalho em pontos estratégicos, cadastro de imóveis especiais, notificação de terrenos baldios e áreas em estado inadequado de limpeza. Também serão intensificados os arrastões de limpeza.

 

Aliado a isso continuam sendo concentrados os esforços nas ações educativas e de orientação, principalmente em instituições escolares, religiosas, hospitalares, centros comunitários, imobiliárias, se baseando, principalmente, no incentivo ao controle mecânico dos focos, já que sua maioria se encontra no espaço intradomiciliar, ou seja, em terrenos baldios.

 

Para situações pontuais de suspeitas de focos, as pessoas devem acionar a Vigilância Sanitária, através do telefone 3644-1113, em que serão envaidas as equipes para vistoria e adoção de medidas cabíveis.

 

_________________________________________________________

Assessoria de Comunicação

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br

Fone/WhatsApp: +55 49 3644-6700